A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Dia Mundial da Água - 22 de Março - O ciclo da água

Em 22 de Março comemora-se o dia mundial da água.

A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.

O dia Mundial da Água, foi criado pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1993.


O ano 2012 foi dedicado ao tema “Água e a Segurança Alimentar”. E em todo Mundo ocorreram diversas iniciativas dedicadas ao tema da água e sua problemática. Tratando-se de um recurso essencial à vida, a água e sua utilização constituem parte integrante de um desenvolvimento sustentável, preconizado por todos nós.

À Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA, I.P.) cabe a gestão dos recursos hídricos, baseada numa abordagem integrada e participativa, em que são salvaguardadas as várias utilizações do recurso e os serviços dos ecossistemas.

A temática do dia reflete exatamente a atual visão de integração das questões da água com outras áreas setoriais.

Consciente da importância e da responsabilidade de concretizar uma política da água orientada para a proteção do recurso e catalisadora do desenvolvimento, a APA, I.P. constitui-se como um parceiro de todos aqueles que partilham os objetivos de uma utilização sustentável dos Recursos Hídricos.

Ciclo da água ou ciclo hidrológico: o que é e como ocorre na natureza 


O ciclo da água, ou ciclo hidrológico, é o processo pelo qual a água se transporta pelo planeta. Esse transporte se dá de maneira contínua e depende basicamente da força da gravidade e da energia solar, que proporciona mudanças no estado físico da água.

A energia do sol é a grande propulsora do ciclo da água. Ao prover luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece e evapora parte da água que está presente na superfície de rios, lagos, oceano, folhagens das plantas e do corpo de pessoas e animais.

O vapor torna o ar úmido e este é menos denso que o ar seco, por isso sobe, levando as moléculas de água pelo vento.

As moléculas de água são carregadas pelos ventos para lugares cada vez mais altos e mais longe. Em grandes altitudes, as moléculas de água começam a se aglutinar formando gotículas. Estas também se agrupam cada vez mais, formando nuvens. As nuvens se mantêm no céu até o momento em que as gotas começam a se tornar pesadas demais para se sustentar na atmosfera. Pesadas demais, as gotas começam a cair e, dependendo das condições do tempo podem cair como pedras de gelo (granizo), cristais (neve) ou como gotas de chuva.

No ciclo da água a chuva cai no mar e também pode atingir terra firme. Ao atingir o solo permeável, parte da água que se infiltra é absorvida pelas raízes das plantas. Outra parte da água continua escoando solo adentro alimentando os lençóis freáticos, dos quais também captamos água para nosso sustento. Para saber como captar água da chuva dê uma olhada nas matérias: "Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna", "Mini cisterna é opção prática para reaproveitar água da chuva" e "Conheça um sistema de captação de água de chuva que é prático, bonito e econômico".

Os lençóis freáticos podem aflorar na superfície e dar origem a filetes de água, riachos e rios, formando o seu caminho para chegar ao mar. Ao cair sobre as cidades e outros solos com uma capacidade reduzida de absorver a água, ela acaba escorrendo pela superfície, podendo causar grandes enxurradas e inundações. Mas também alimentando córregos, ribeirões e rios.

O tempo todo, em todo lugar, esse movimento se repete indefinidamente alimentado pela energia do sol e se caracteriza como ciclo hidrológico.

Fonte: Ciclo da Água

2 comentários:

  1. Colega Ana Oliveira

    Parabéns pelo Blog,que delicadeza!!Lindos vídeos com mensagens fortes.E para fortelecer ainda mais seu Blog te envio a música de um compositor e cantor do meu amado Brasil.Perceba na letra quão profundas as frases e como temos que admitir quão preciosa é a água, fonte de vida, gera a vida, restaura a vida, renova a vida. Abraço.Jô.

    Planeta Água

    Guilherme Arantes

    Água que nasce na fonte serena do mundo
    E que abre um profundo grotão
    Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
    Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
    Águas que banham aldeias e matam a sede da população
    Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
    E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
    Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
    Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvens de algodão

    Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
    Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

    Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
    E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

    Terra, planeta água
    Terra, planeta água
    Terra, planeta água

    Água que nasce na fonte serena do mundo
    E que abre um profundo grotão
    Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
    Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
    Águas que banham aldeias e matam a sede da população

    Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
    E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

    Terra, planeta água
    Terra, planeta água
    Terra, planeta água

    ResponderEliminar
  2. Colega Ana

    O abastecimento de água está em risco. Os recursos hídricos – tanto o abastecimento de água como a sua qualidade – também estão sob pressão. Várias partes do mundo já convivem com a escassez de água. O risco de a água causar conflitos entre os povos foi um dos principais temas do Fórum Econômico Mundial em Davos.
    As Nações Unidas acreditam que há água em quantidade suficiente para atender as necessidades de todos – mas apenas se mantivermos estes mananciais limpos, utilizando-os de forma sensata e compartilhando-os de maneira equitativa. Na Ásia, a água utilizada na irrigação dos grãos que alimentam a China e a Índia pode secar como resultado das mudanças climáticas.
    O aquecimento global derrete as geleiras que deságuam nos grandes rios da Ásia durante a estação seca e é justamente neste período que a água é mais necessária para irrigar as plantações das quais centenas de milhões de pessoas dependem. No exemplo acima, as mudanças climáticas poderiam exacerbar os problemas crônicos associados à escassez de água. Além disso, o serviço ecossistêmico que fornece um suprimento constante de água potável seria comprometido.
    Em muitos lugares, os ecossistemas desempenham funções de regulação importantíssimas. As florestas e as várzeas podem ter um papel importante na determinação dos níveis de precipitação (em nível regional e local), na capacidade da terra em absorver e reter essa água e na sua qualidade. Em outras palavras, os ecossistemas ajudam a determinar se teremos secas, enchentes ou água própria para consumo. Com frequência, essa função só é valorizada depois de perdida.


    Texto extraído de : Millennium Ecosystem Assessment (2005a) Global Assessment
    Report 1: Current State and Trends Assessment.
    Island Press, Washington DC.

    EEA – European Environment Agency (2001) Late Lessons
    From Early Warnings: The Precautionary Principle
    1896-2000. Environmental issue report No 22

    ResponderEliminar