A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Antartida

A VIDA ANIMAL NA ANTARTIDA
A vida animal da Antártida inclui muitas espécies de aves, focas, golfinhos e baleias. Os animais típicos do oceano Antártico são: os pinguins, as focas leopardo, Krill (euphausiacea superba) e espécies de albatrozes. Podemos, no entanto encontrar, outros animais nas águas próximas da Antártida.
Os mamíferos Marinhos:
A foca- Leopardo (Hydrurga Leptonyx)
  
São naturais dos mares próximos da Antártida. Os adultos vivem nas águas geladas durante todo o ano. As focas-leopardo são grandes e musculosas. A foca-leopardo é a maior das focas que vivem na Antártida. Têm uma cor cinza, um pouco mais escura nas costas e mais clara na barriga. As fêmeas são normalmente maiores que os machos, medindo à volta de 2,4 a 3,6 metros e pesando até 600 kg. Os machos medem 2,4 a 3,2 metros e pesam até 400 kg. Alimentam-se de: Lulas, pinguins, krill, peixes oceânicos, e com menos frequência pequenas focas. 
Curiosidades: Em 2003, uma foca-leopardo matou uma bióloga que estava a mergulhar; São excelentes nadadores, mas com pouca habilidade em terra firme, sendo, deste modo, presas fáceis em terra.
Foca de Weddell (Leptonychotes Weddlli)
As Focas de Weddell são naturais dos mares próximos da Antártida.
Têm uma cor clara com manchas escuras. As fêmeas são normalmente maiores que os machos, medindo à volta de 2,6 a 3,3 metros e o seu peso máximo pode ir até 550kg. Os machos medem 2,5 a 3 metros. As crias quando nascem medem 1,5m e pesam à volta de 25kg. Alimentam-se de peixes e crustáceos. Consegue mergulhar a uma profundidade de 600m durante uma hora e nada a uma velocidade de 12km por hora hora.

A Foca- caranguejeira (Lobodon Carcinophagus)

As focas - caranguejeiras (Lobodon Carcinophagus) São naturais dos mares próximos da Antártida .Têm uma cor acinzentada. Um adulto mede à volta de 2,2 a 2,6 metros e pesa aproximadamente 220kg, as fêmeas são ligeiramente mais pesadas; As crias quando nascem medem 1,2m e pesam à volta de 30kg. Alimentam-se principalmente de Krill. Consegue mergulhar a uma profundidade de 430m durante dez minutos e nadam a uma velocidade de 12km por hora. Normalmente passam a noite na água e descansam durante o dia nos blocos de gelo.
Aves Marinhas
Pinguins da Antártida
O pinguim é uma ave não voadora, característica do Hemisfério Sul. A maior diversidade de pinguins encontra-se na Antártida. As espécies que permanecem mais tempo nestas águas são: imperador, rei, gentoo, macaroni, adélia e chinstrap.
Os pinguins alimentam-se de camarão do Antártico (krill), lulas e peixe.
O Pinguim- Rei (Aptenodytes Patagonicus)
Esta espécie vive nas ilhas subantárticas. É parecido com o imperador. O pinguim-rei tem manchas amareladas junto às orelhas. A altura média de um adulto é de 90 cm e o peso médio de 16 Kg. A sua população é mais ou menos numerosa (4 milhões).
Pinguim-Gentoo (Pygoscelis Papua)

Esta espécie existe nas ilhas da Antártida e Ilhas Malvinas. Um adulto tem em média 75 cm e pesa 6 kg. O Pinguim-Gentoo tem o bico laranja bem vivo. Tem uma mancha branca por cima dos olhos. É a ave nadadora mais rápida do mundo, atingindo 36 km/h em profundidade.
Pinguim- Adélia (Pygoscelis Adeliae)
É uma das espécies que nidificam no continente Antártico. A altura média de um adulto é de 70 cm e 4 kg de peso. É uma das espécies mais numerosas do mundo (5 Milhões).
Pinguim – Imperador (Apetenodytes Forsteri)
Continente da Antártida. Os adultos podem medir até 1,1 metros de altura e pesar até 30 kg. Caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza azulada nas costas, branco no abdómen, preto na cabeça e barbatanas. Apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos. A sua população está estimada em 440 mil. Os machos desta espécie são uns dos poucos animais que passam o Inverno no continente da Antártida. Pescam em profundidades até 250 metros. Pode ficar submerso cerca de vinte minutos, tempo que o mesmo aguenta sem respirar. As fêmeas põem um único ovo em Maio/Junho. No final do Outono, abandonam o companheiro para passar o Inverno no mar. O ovo é incubado pelo macho durante cerca de 65 dias, que corresponde ao Inverno Antártico. Para superar temperaturas de -40º C e ventos de 200 km/h, os machos amontoam-se e passam a maior parte do tempo dormindo para poupar energia. Eles nunca abandonam o ovo, que morreria de frio, e sobrevivem à base da camada de gordura acumulada durante o verão. A fêmea substitui o macho apenas quando regressa no princípio da Primavera. Se a cria nasce antes do regresso da mãe, o macho do pinguim-imperador alimenta o filho com secreções de uma glândula especial existente no seu esófago.
Pinguim Macarani (Eudyptes Chrysolophus)
Vivem na  região Subantártica. Tem 70cm de comprimento e pesa em média 5,5 Kg. Tem um bico grosso e alaranjado; Possui uma crista dourada caída. Mergulha em profundidade  20 a 80 metros.
Pinguim de Chinstrap ou Barbicha
Esta espécie de pinguim existe na Península Antárctica. Fisicamente possuem um pescoço branco com uma listra fina preta sob os olhos. Vivem e produzem-se em colónias grandes, normalmente em icebergs grandes no oceano aberto. Ave voadora mais comum na Antártida.
Albatroz (Diomedea Exulans)
Esta espécie viver na Antártida até ao Trópico de Capricórnio. O macho pesa entre 8 a 12Kg e a fêmea entre 6 a 8kg. A envergadura varia entre 2,80 e 3,5m. Alimentam-se de Lulas, mamíferos mortos, águas vivas e crustáceos. Podem viver até os 50 anos.
Ameaça de extinção
Um estudo britânico mostra que o aquecimento global pode fazer com que as populações de pinguins e de outras espécies de aves marinhas, que vivem na costa e nas ilhas da Antártida, desapareçam dentro de alguns anos.
Crustáceos
Krill (Euphausiacea Superba)
Crustáceo parecido com camarão. Vive nas águas frias da Antártida. Crustáceo minúsculo com um comprimento médio de 5 mm. Alimenta-se de Fitoplâncton (organismos vegetais em suspensão na água do mar).
Krill (euphausiacea superba) é a espécie de Krill com mais importância, existe à volta de 500 milhões de toneladas desta espécie; O Krill alimenta 25 espécies de peixe e de cefalópodes, uma variedade de aves marinhas- pinguins e outras aves, baleias e focas;
A captura do Krill feita pelo Homem pode pôr em causa a cadeia alimentar desta região.
Exemplos de animais que podemos encontrar em todos os oceanos
Orca (Orcinus Orca)
A Orca é da família dos golfinhos. Podemos encontrá-la em todos os oceanos, nas regiões Ártica e Antártida. Tem o dorso negro e a zona ventral branca; Tem manchas brancas na parte lateral posterior do corpo, bem como acima e detrás dos olhos. Tem uma barbatana dorsal muito grande (pode atingir 1,8 metros de altura), a maior do reino animal. Os machos podem medir até 9,5 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas. As fêmeas são menores, têm em média 8,5 metros de comprimento e 5 toneladas de peso. Peixes, moluscos, aves, tartarugas, morsas e outras baleias. Também é designada por baleia assassina, no entanto não é uma baleia mas sim um golfinho. Esta designação está relacionada com o facto de caçarem outros cetáceos jovens. As crias nascem com cerca de 180 Kg e medem cerca de 2,4 metros de comprimento.
Baleia Azul (Balaenoptera Musculus)
Esta espécie pode ser encontrada em todos os oceanos. A baleia azul usa lâminas córneas na cavidade bucal para filtrar o alimento (plâncton) da água do mar;
A baleia azul é o maior animal que existe na terra, tem em média 23m a 25m de comprimento, podendo chegar a ter 30m e mais de 150 toneladas de peso. O seu pénis chega a 4 metros de comprimento e 1 metro de diâmetro.
Alimenta-se sobretudo de pequenos crustáceos, principalmente eufasiáceos (parecidos com pequenos camarões), que são consumidos em grandes quantidades.
O pulmão desta baleia pode conter aproximadamente cinco mil litros de ar. Fazem migrações pendulares, deslocando-se durante o Verão para águas mais frias. Durante o Inverno retornam às águas tropicais ou temperadas onde ocorre a maior parte da atividade sexual e dos nascimentos.
Aves
Andorinha do Ártico (Sterna Paradisaea)
A maioria das aves da Tundra é migradora e voa para sul no Outono. Regiões polares (no seu percurso migratório passa por outras regiões- Temperada e Quente). Alimenta-se de peixes, cefalópodes e crustáceos. A andorinha-do-mar Ártico é a que realiza percursos mais longos. No Verão, reproduz-se nas zonas circumpolares do Ártico. No Outono, voa em direção a sul até à Antártida e na Primavera seguinte volta de novo para norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário