A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

O tráfico de pássaros silvestres, é ilegal, e traz sérios riscos à saúde das pessoas

Além de ilegal, ele pode trazer sérios riscos à saúde das pessoas

O tráfico de pássaros silvestres, além de ser um crime, pode causar danos à saúde de quem negocia ou adquire as aves. Mais um motivo para resistir à compra daquele papagaio falante e engraçadinho numa feira ilegal. Uma pesquisa da USP comprovou que mais de 60% destes animais carregam micro-organismos nocivos aos seres humanos e a outros bichos.


Os cientistas da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP examinaram 253 pássaros de 34 espécies, resgatados das mãos de traficantes. Eles foram encaminhados ao Departamento de Parques e Áreas Verdes de São Paulo para avaliação, reabilitação e devolução à natureza. As bactérias, fungos ou ambos estavam em 158 deles (62,5%).

Grande parte dos compradores de animais traficados mantém as aves como bichos de estimação em casa. “As pessoas devem ter ciência que podem ser contaminadas por determinados agentes bacterianos, virais e fúngicos transportados pelos animais, especialmente os grupos de risco – idosos, crianças e pessoas que tenham problema de imunidade", dizem os responsáveis pela pesquisa.


O estudo aponta que 90% das aves capturadas morrem antes de chegar ao destino. Quando resgatadas por órgãos fiscalizadores, muitas já estão doentes devido a condições sanitárias ruins na captura, no transporte e no cativeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário