A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Façamos algo pela natureza - Por Ana Paula Oliveira

O lixo deve ser depositado em coletores próprios!

A natureza, dentro do contexto global, faz-se representar por todos os fenômenos e leis – leis naturais e universais – que a envolvem, entre elas as interações existentes tanto no micro como no macrocosmo.


O planeta Terra, parte dessa imensa e infinita natureza, um dos teares cósmicos existentes no Universo, que, envolvido pelos seus movimentos harmoniosos e equilibrados, permitiu a existência e a evolução da vida.


Pelos milênios e na sua constante evolução, diversidade e complexidade, a vida faz-se representar por tudo quanto existe neste mundo terreno e de extrema beleza e esplendor.

No planeta Terra o meio ambiente é composto por um conjunto de forças e condições que envolvem e influenciam todos os seres vivos que o habitam.

Existem duas componentes fundamentais: Abiótica e Biótica.

A parte que corresponde à Abiótica inclui fatores como solo, água, atmosfera (pressão, temperatura) e radiações (sol, luz e calor).

A parte Biótica representa todas as espécies de plantas e animais existentes num ecossistema.
Limpeza Psíquica
As duas partes terão que se relacionarem de forma balanceada, integrada e adaptável, permitindo, assim, que o sistema sobreviva.

A partir da industrialização, a população mundial aumentou muito e o consumo dos recursos naturais, baseado na produção excessiva, no consumismo e na exploração desmedida da natureza tem produzido um agravamento deste quadro e faz aumentar a ameaça de um colapso.

O aumento da temperatura global tem provocado um significativo perigo para a vida das pessoas, para a biodiversidade e para o planeta. Principalmente no Pólo Norte, que está em degelo. As calotas polares têm vindo a derreter devido ao aumento da temperatura global; algumas espécies poderão vir a desaparecer, por exemplo os ursos e os pinguins.

Essas mudanças de temperatura vão provocar e alterações em todo o planeta e em todos os ecossistemas. Um dos mais graves será a elevação do nível das águas do mar, e o seu aquecimento, provocando tempestades e mudanças no clima.

Tudo indica que o processo será acelerado se não travarmos as emissões atmosféricas causadoras de poluição.

O planeta Terra é um sistema fechado, pelo que não basta afastar a poluição, sendo antes necessário evitá-la ou eliminá-la. Conscientizar o mundo de que nosso planeta é um ser vivo, que alberga uma diversidade imensa de criaturas, é tarefa primordial para um viver equilibrado e harmonioso.
Cada um de nós tem o dever de cooperar ativamente numa educação para o desenvolvimento sustentável, preservação das espécies e dos recursos naturais.

Racionalizar o uso e o consumo e minimizar os desperdícios é base para o desenvolvimento sustentável, e para isso a participação da cidadania é fundamental, focando a valorização da natureza, justiça social e qualidade de vida.

Todos nós, em nosso pequeno núcleo, podemos contribuir, basta economizar água e luz; depois, nosso lixo pode ser reciclado. Existem coletores específicos para cada um deles. Papel, cartão que já não se usa deve ser colocado no coletor respectivo, recipiente de plástico ou metálico deve ser descartado no coletor próprio e as garrafas de vidro, no do vidro.

Este é um pequeno gesto que pode contribuir pelo menos para diminuir a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, porque menos lixo é queimado no incinerador, e evitamos também usar recursos naturais, fazendo a reciclagem e valorizando os materiais.

Existem empresas e instituições que fazem a reciclagem de grande parte dos materiais usados: alumínio, papel e papelão, cartão, borracha, metais, óleos, pilhas e acumuladores, plásticos, têxteis, tinteiros e cartuchos recarregáveis de impressoras e fotocopiadoras, vidro… Todos esses materiais através de técnicas e processos químicos podem sofrer transformação e produzir outros ou ser reutilizados ou reciclados.

Portanto uma parte de nossa participação irá consistir na separação do lixo e colocá-lo nos devidos lugares para melhorar os processos e, desta forma, contribuir para a limpeza do planeta, do meio ambiente, da preservação das espécies e também ser veículo para uma melhor harmonização e valorização da natureza.
Devemos amar a natureza, não seremos meio de perturbação, mas contributo para a sua evolução construção e proteção. Evitar tudo quanto seja a sua destruição e a sua exploração desmedida. E apenas usufruir racionalmente de sua graça e extrema beleza.

Sem a natureza, não existíamos, nascemos dela como um filho nasce duma mãe. E por isso o nosso amor deveria ser semelhante.

Façamos algo pela natureza
Por Ana Paula Oliveira

Fonte: 

3 comentários:

  1. Março de 2011, Aline falou sobre a “FORÇA DA NATUREZA e o que está acontecendo Veja! https://www.youtube.com/watch?v=DyBfKecIDnY e nas previsões de 2016 disse muito mais! https://youtu.be/pXR7qFzXVqo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Luz13,
      muito obrigado por sua contribuiçao e amar a natureza!
      Ana

      Eliminar